Sobre a Revista
Video Journal of Social and Human Research - VJSHR (ISSN 2795-5745) é uma publicação científica semestral resultante da parceria estabelecida entre a Universidade Aberta (UAb) de Portugal e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do Brasil. A política editorial da videorevista integra abordagens textuais e audiovisuais das Ciências Sociais e da investigação humana, além de temas relacionados com a realidade política, com a comunicação intercultural, com a educação para a globalização e com a diversidade social, econômica e linguística das sociedades contemporâneas. Procura refletir criticamente, ainda, sobre questões globais, em uma perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar, especialmente, no âmbito do papel das sociedades e das pessoas nesses processos. A VJSHR busca fornecer uma plataforma de investigação interdisciplinar e pretende estabelecer uma nova fronteira na publicação social e humana no que se refere à comunicação científica em formato de videoartigo.
Serão considerados para publicação videoartigos teóricos ou experimentais que ainda não tenham sido objeto de publicação ou que não estejam em processo atual de avaliação editorial por parte de outro periódico. Serão admitidos trabalhos em português, inglês e espanhol, sendo que os textos redigidos em português deverão respeitar integralmente o acordo ortográfico da língua portuguesa, e os textos em inglês e espanhol serão submetidos a uma avaliação prévia, de modo a aferir a sua qualidade linguística.
Processo de Avaliação por Pares
A VJSHR utiliza o sistema de avaliação duplo-cega por pares, o que significa que os autores não conhecem a identidade dos avaliadores, e estes recebem os manuscritos sem a identificação dos autores.
O componente textual da submissão será avaliado por pelo menos dois pareceristas e, caso haja pareceres conflitantes, será enviado para um terceiro avaliador. Os pareceres embasam as decisões editoriais, ficando reservada ao Conselho Editorial da revista a publicação ou não da submissão enviada.
Para assegurar a integridade do processo de avaliação duplo-cega, o manuscrito será enviado sem qualquer elemento de identificação dos autores. Para aprender a remover os dados ocultos e informações pessoais nos arquivos do Microsoft Word, clique no link.
Condições Éticas e Legais
Espera-se que a publicação de um texto avaliado por pares siga padrões de comportamento ético por todas as partes envolvidas no ato de publicação: autores, editores e revisores. A fim de assegurar a integridade da investigação das nossas publicações, trabalhamos em estreita colaboração com os autores e editores com vistas à promoção do cumprimento dos princípios fundamentais da ética da publicação, tal como definido pelo Comitê de Ética da Publicação (COPE). Para mais informações, clique aqui.
Todos os textos, vídeos e arquivos de apoio deverão estar em conformidade com os padrões de comportamento ético da COPE.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar, gratuitamente, o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
O acesso da revista a autores que desejam publicar os seus trabalhos é igualmente livre e gratuito. Não são cobradas taxas pelo envio, processamento ou publicação dos textos submetidos. Os autores têm autorização para disponibilizar a versão publicada do texto em repositórios de acesso aberto.
Política de Partilha de Dados
Comprometida com os princípios da Ciência Aberta, a Revista Video Journal of Social and Human Research - VJSHR incentiva os autores a disponibilizarem os dados que suportam os resultados apresentados nos artigos em conformidade com os Princípios Fair de forma garantir que possam ser localizáveis, acessíveis interoperáveis e reutilizáveis.
Recomenda-se o depósito num repositório de dados com um plano de preservação dos ficheiros a longo prazo, registo de identificadores persistentes e uma estrutura de metadados com informação que garanta o cumprimento dos requisitos definidos pelos Princípios Fair. Em caso de dificuldade de identificação do repositório adequado, recomenda-se, por exemplo, a utilização do portal re3data.org ou FAIRsharing ou um repositório generalista como o Zenodo.
Os autores são encorajados a seguir as boas práticas de citação também no que aos conjuntos de dados diz respeito. Quando aplicável, deve ser fornecida a informação sobre onde se encontram os dados associados ao artigo e sobre as condições em que se pode aceder aos mesmos, recorrendo a identificadores persistentes, URL e DOI.
Nos casos em que os dados resultem da utilização de um software específico, os autores são incentivados a partilhar o software juntamente com os dados para permitir a sua validação e reutilização.
A preservação dos dados deverá equacionada de acordo com o cumprimento dos requisitos institucionais e dos financiadores.
A disponibilização de dados de natureza pessoal deverá ser efetuada em conformidade com os regras definidas no Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
Para assegurar a avaliação do artigo em dupla revisão cega por pares, esta informação não deve constar no documento do artigo, mas deve ser integrada no dossier de submissão à revista, e a informação deve ser referida nos comentários transmitidos ao editor.
Política de Preservação Digital
A revista encontra-se digitalmente preservada através do serviço do Public Knowledge Project.