Sobre a Revista

Video Journal of Social and Human Research - VJSHR (ISSN 2795-5745) é uma publicação científica semestral resultante da parceria estabelecida entre a Universidade Aberta (UAb) de Portugal e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do Brasil. A política editorial da videorevista integra abordagens tetuais e audiovisuais das Ciências Sociais e da investigação humana, além de temas relacionados com a realidade política, com a comunicação intercultural, com a educação para a globalização e com a diversidade social, econômica e linguística das sociedades contemporâneas. Procura refletir criticamente, ainda, sobre questões globais, em uma perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar, especialmente, no âmbito do papel das sociedades e das pessoas nesses processos. A VJSHR busca fornecer uma plataforma de investigação interdisciplinar e pretende estabelecer uma nova fronteira na publicação social e humana no que se refere à comunicação científica em formato de videoartigo.

Serão considerados para publicação videoartigos teóricos ou experimentais que ainda não tenham sido objeto de publicação ou que não estejam em processo atual de avaliação editorial por parte de outro periódico. Serão admitidos trabalhos em português, inglês e espanhol, sendo que os textos redigidos em português deverão respeitar integralmente o acordo ortográfico da língua portuguesa, e os textos em inglês e espanhol serão submetidos a uma avaliação prévia, de modo a aferir a sua qualidade linguística.

Processo de Avaliação por Pares

A VJSHR utiliza o sistema de avaliação duplo-cega por pares, o que significa que os autores não conhecem a identidade dos avaliadores, e estes recebem os manuscritos sem a identificação dos autores.

O componente textual da submissão será avaliado por pelo menos dois pareceristas e, caso haja pareceres conflitantes, será enviado para um terceiro avaliador. Os pareceres embasam as decisões editoriais, ficando reservada ao Conselho Editorial da revista a publicação ou não da submissão enviada.

Para assegurar a integridade do processo de avaliação duplo-cega, o manuscrito será enviado sem qualquer elemento de identificação dos autores. Para aprender a remover os dados ocultos e informações pessoais nos arquivos do Microsoft Word, clique no link.

Condições Éticas e Legais

Espera-se que a publicação de um texto avaliado por pares siga padrões de comportamento ético por todas as partes envolvidas no ato de publicação: autores, editores e revisores. A fim de assegurar a integridade da investigação das nossas publicações, trabalhamos em estreita colaboração com os autores e editores com vistas à promoção do cumprimento dos princípios fundamentais da ética da publicação, tal como definido pelo Comitê de Ética da Publicação (COPE). Para mais informações, clique aqui.

Todos os textos, vídeos e arquivos de apoio deverão estar em conformidade com os padrões de comportamento ético da COPE.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar, gratuitamente, o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

O acesso da revista a autores que desejam publicar os seus trabalhos é igualmente livre e gratuito. Não são cobradas taxas pelo envio, processamento ou publicação dos textos submetidos. Os autores têm autorização para disponibilizar a versão publicada do texto em repositórios de acesso aberto.

Política de Partilha de Dados

Comprometida com os princípios da Ciência Aberta, a revista Video Journal of Social and Human Research - VJSHR incentiva os autores a disponibilizarem os dados que suportam os resultados apresentados nos artigos. A disponibilização deve ser feita antes ou no momento da submissão do artigo.

Exclui-se a disponibilização de dados que, em qualquer circunstância, comprometam a proteção, a privacidade ou a segurança dos envolvidos na investigação ou qualquer outra questão legal ou ética.

Recomenda-se o depósito num repositório de dados com um plano de preservação dos arquivos a longo prazo e registro de identificadores persistentes. Em caso de dificuldade de identificação do repositório adequado, recomenda-se, por exemplo, a utilização do portal re3data.org para encontrar um que esteja de acordo as necessidades ou usar um repositório generalista como o Zenodo.

Os autores são encorajados a seguir as boas práticas de citação também no que diz respeito aos conjuntos de dados. Quando aplicável, deve ser fornecida a informação sobre onde se encontram os dados associados ao artigo e sobre as condições em que se pode acessar os mesmos, recorrendo aos identificadores persistentes, URL e DOI, quando aplicável.

Para assegurar a avaliação duplo-cega por pares do artigo, esta informação não deve constar no documento do artigo, mas deve ser incluída no dossiê de submissão à revista e constar nos comentários transmitidos ao editor.

Política de Preservação Digital

A revista encontra-se digitalmente preservada através do serviço do Public Knowledge Project.