Anúncios

CALL FOR PAPERS 

Dossiê Temático:

“Juventudes e Cidades que Educam e Transformam”

Organizadores: Ana Patrícia Tavares de Almeida (UAb – Portugal), Cristina Maria Lopes Pereira Vieira (UAb – Portugal), Susana Henriques (UAb – Portugal) e Victor Hugo Nedel Oliveira (UFRGS – Brasil)

 

As juventudes, em sua pluralidade, habitam e reinventam as cidades todos os dias. Entre ruas e redes, praças e plataformas, periferias e centros, constroem modos de existir e de aprender que desafiam fronteiras disciplinares e políticas. É nesse cruzamento entre a experiência juvenil e a potência educativa dos territórios que se inscreve o presente dossiê temático “Juventudes e Cidades que Educam e Transformam”, organizado em parceria com pesquisadoras do Brasil e de Portugal no âmbito da Cátedra UNESCO – A Cidade que Educa e Transforma. Inspirado nos princípios das Cidades Educadoras, este dossiê propõe refletir sobre a cidade como território educativo, político e afetivo. A cidade que educa é aquela que reconhece nos seus sujeitos —especialmente nas juventudes — a força criadora de outras pedagogias, de outros modos de aprender e de habitar o comum.


O dossiê convida todas as pessoas pesquisadoras a explorar as relações entre juventudes, territórios, práticas educativas e vivências, tomando a cidade como espaço de formação, conflito e invenção. Interessa-nos reunir investigações, experiências e produções audiovisuais que abordem as juventudes em sua diversidade - de gênero, raça, classe, território, corporeidade e linguagem - e que proponham novos olhares sobre o papel das políticas públicas, da arte, da escola e dos movimentos sociais na construção de cidades mais justas, democráticas e educadoras.

Entre os eixos possíveis de reflexão, destacam-se:
• Juventudes, direito à cidade e justiça territorial;
• Cidades educadoras, pedagogias urbanas e aprendizagens do cotidiano;
• Participação juvenil e práticas de cidadania ativa;
• Educação, arte, cultura e comunicação como formas de transformação social;
• Juventudes, sustentabilidade e transições ecológicas;
• Territórios digitais e experiências de aprendizagem nas redes;
• Universidade, extensão e Cidades que Educam;
• Práticas intergeracionais, memória e identidade urbana;
• Cidades, lugares de dinâmicas sociais, construções e vivências: corpos e Identidades de gênero e sexuais.
• Cidades e espaços de bem-estar das juventudes. 

O dossiê acolhe artigos científicos, ensaios e demais textos que expressem a multiplicidade de vozes e linguagens presentes nas cidades e nas juventudes. Valorizam-se contribuições interdisciplinares que articulem educação, geografia, sociologia, antropologia, artes, comunicação e estudos culturais, bem como pesquisas desenvolvidas no contexto da Cátedra UNESCO “A Cidade que Educa e Transforma” e de redes afins.

Limite de prazos para:
Submissão de artigos – 20 março 2026
Revisão e informação aos autores – 30 abril 2026
Receção dos artigos revistos – 29 maio 2026
Publicação do dossiê especial – 30 junho 2026