ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM COM JOGOS DIGITAIS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: análise qualitativa descritiva

Autores

  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Universidade Federal de Alagoas – UFAL
  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Margarida Morais Marques Universidade de Aveiro - UA
  • Valdick Barbosa de Sales Junior Faculdade da Cidade de Maceió - FACIMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i1.16

Palavras-chave:

Cognição., Metacognição, Ensino Superior, Autoavaliação

Resumo

A popularização dos jogos digitais tem promovido uma série de experimentos e investigações de como esses artefatos podem contribuir com a aprendizagem, além de analisar seus limites. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo analisar estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem associadas ao uso dos jogos digitais com estudantes universitários. A metodologia de pesquisa utilizada foi ex post facto com abordagem qualitativa, utilizando-se do software Iramuteq para a análise dos dados. Participaram dessa pesquisa 21 estudantes do Brasil e Portugal, matriculados em cursos superiores. A coleta de dados ocorreu por meio da de uma entrevista estruturada, com roteiro previamente validado. Os resultados demonstraram que os estudantes não tinham uma visão clara de que os jogos podem ser usados no contexto educacional, mas somente para entretenimento. Constata-se que são usadas estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem tanto quando se joga, como também em outras atividades educacionais. Observa-se que os jogos digitais não são sistematizados no currículo, e que há uma necessidade de formação para os docentes.

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Publicado

22-07-2022

Como Citar

Silvio Cavalcante Pimentel , F., Karine Ramos , D., Morais Marques , M., & Barbosa de Sales Junior , V. (2022). ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM COM JOGOS DIGITAIS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: análise qualitativa descritiva. Video Journal of Social and Human Research, 1(1), 58–83. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i1.16