A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS SOCIAIS POTENCIALIZADA PELA CIBERCULTURA: desafios e possibilidades

Autores

  • Renata Oliveira dos Santos Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Maria Luisa Furlan Costa Universidade Estadual de Maringá – UEM

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.23

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Virtualização, Educação, Cultura

Resumo

O que funcionava antes, como imutável, hoje flui na busca constante de aprender, manifestar saberes e de criar conhecimento, por meio da memória que pode ser armazenada em diversos bancos de dados, da imaginação, da percepção que permitem um acesso diferente à informação e às novas maneiras de pensar. Na era da virtualização, é errôneo pensar que estamos vivendo no irreal. Os espaços virtuais, hoje, são uma espécie de extensão do próprio homem que passou a estabelecer suas relações dentro de um ciberespaço. Este tende a potencializar uma conexão social que não se traduz apenas na representação da mídia tradicional, mas se apresenta como um caminho da abertura de outros espaços públicos de discussões, a partir do estar junto virtualmente, auxiliando na constituição de vínculos sociais e fortalecendo as relações humanas na atual sociedade. Tantas mudanças implicam debates sobre o desenvolvimento do sujeito social mediado pelo digital e o papel da educação. Este texto de caráter qualitativo e revisão bibliográfica tem como objetivo promover uma reflexão sobre a cibercultura, os sujeitos sociais e o repensar do processo de educação.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

Oliveira dos Santos , R., & Furlan Costa , M. L. (2022). A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS SOCIAIS POTENCIALIZADA PELA CIBERCULTURA: desafios e possibilidades. Video Journal of Social and Human Research, 1(2), 25–36. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.23