EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PESQUISA: projeto de realidade aumentada e virtual FORDYSVAR

Autores

  • Sonia Rodríguez-Cano Universidad de Burgos
  • Vanesa Delgado-Benito Universidad de Burgos

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.26

Palavras-chave:

Tecnología Educativa, Realidad Virtual;, Realidad Aumentada, Dislexia, FORDYSVAR, Inclusión educativa

Resumo

Nesta contribuição, apresentamos o Projeto Europeu Erasmus+ Fostering Inclusive Learning for children with Dyslexia in Europe, fornecendo ferramentas e diretrizes de Realidade Virtual e/ou Aumentada fáceis de usar, cuyo acrónimo é FORDYSVAR. Este projeto oferece uma abordagem inovadora e tecnológica para o tratamento da Dislexia em escolas, utilizando a RA e a RV. Entre os objetivos traçados no projeto FORDYSVAR destaca-se o design e desenvolvimento de um software de RV e RA para fomentar o aprendizado de estudantes com dislexia com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos. Para dar resposta ao problema de investigação, seguiu o Projeto Centrado no Usuário (DCU) como metodologia em três fases, já que é imprescindível envolver as pessoas em seu projeto e desenvolvimento, para obter um maior compromisso e garantias em sua utilização. Consideramos que o trabalho realizado dentro do projeto europeu Erasmus+ FORDYSVAR pode contribuir de antemão na inclusão, tratamento e reabilitação de pessoas com dislexia através da tecnologia e concretamente por meio da Realidade Virtual e Realidade Aumentada, possibilitando um ambiente imersivo e atraente para o desenvolvimento as habilidades visoespaciais dos estudantes com dislexia. No entanto, desde o equipamento de trabalho, cremos necessário seguir avançando neste campo com o objetivo de dar suporte científico ao uso dessas tecnologias emergentes no diagnóstico e tratamento da dislexia.

Publicado

30-12-2022

Como Citar

Rodríguez-Cano , S., & Delgado-Benito , V. (2022). EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PESQUISA: projeto de realidade aumentada e virtual FORDYSVAR. Video Journal of Social and Human Research, 1(2), 57–69. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.26