A EDUCAÇÃO DIGITAL MEDIADA PELOS ESTUDOS DO DESIGN INSTRUCIONAL

Autores

  • Manuela Pires Weissböck Eckstein Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
  • Maria Aparecida Crissi Knuppel Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.22

Palavras-chave:

Design Instrucional, Educação Digital, Formação de professores

Resumo

É um estudo que se caracteriza como pesquisa-ação e reflete sobre a importância do design instrucional no trabalho pedagógico dos professores do ensino superior, a partir das experiências das autoras na gestão, planejamento e docência em cursos e disciplinas na modalidade de educação a distância/EaD. Tem como referência os pressupostos da educação digital de Moreira e Schlemmer (2020) e mostra as concepções de design instrucional (Filatro, 2019) passíveis de serem trabalhadas em cursos de educação a distância, cujas soluções potencializam a associação de saberes entre professores, designers e estudantes, e destaca o papel do professor na construção de modelos de design instrucional na EaD. As reflexões empreendidas iniciam-se com os conceitos de educação digital, porque eles trazem os fundamentos essenciais para as análises. A seguir, apresenta-se os diferentes tipos de design instrucional e suas funções, destaca-se as ações empreendidas para a construção de disciplinas e materiais para os cursos ofertados pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste –UNICENTRO  e apontam-se perspectivas de atuação conjunta entre os atores indicados e outros profissionais da área de educação e tecnologia para evidenciar a necessidade de formação de professores para a era digital.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

Weissböck Eckstein , M. P., & Crissi Knuppel , M. A. (2022). A EDUCAÇÃO DIGITAL MEDIADA PELOS ESTUDOS DO DESIGN INSTRUCIONAL. Video Journal of Social and Human Research, 1(2), 85–101. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.22