UM OLHAR DIFERENTE PARA A EDUCAÇÃO HÍBRIDA
DOI:
https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.33Palavras-chave:
Educación Híbrida, Aprendizaje en línea, Evaluación digitalResumo
A pandemia COVID-19 acelerou as mudanças na forma como aprendemos, e ensinou-nos que temos de estar preparados para incorporar modelos híbridos nas prática pedagógicas que possam responder a acontecimentos imprevistos como aqueles que temos vivido recentemente. “Ditar” simplesmente uma lição utilizando um ecrã digital não é sinónimo de educação online de qualidade. Devemos começar a conceber programas que contemplem as realidades decorrentes estes dois ambientes diferentes – analógico e virtual - e estabelecer as conexões que permitirão ligar as atividades realizadas nestes ambientes. Neste texto, apresenta-se um modelo de conceção de ensino e aprendizagem em contextos face to face, que se baseia na transição “suave” entre momentos face to face e online. Para isso, são fundamentais quatro elementos: uma conceção a partir de uma nova perspetiva (online), uma nova gestão do tempo, o aumento da autonomia dos estudantes e o desenvolvimento de um sistema de avaliação contínuo, formativo e diversificado.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.