ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO E ENGAJAMENTO: explorando a percepção dos alunos em um curso de leitura em inglês

Autores

  • Samantha Gonçalves Mancini Ramos Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Alves Ferreira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.22

Palavras-chave:

Gamificação; Elementos de gamificação; Ensino e aprendizagem de línguas; Engajamento.

Resumo

A gamificação tem sido amplamente empregada como ferramenta pedagógica para fomentar a interação e o aprendizado em sala de aula, inclusive em contextos de ensino de língua estrangeira. O processo de gamificação pode modificar a estrutura ou o conteúdo de um curso com o uso de estratégias específicas, como atribuição de pontos e reconhecimentos, sistemas de classificação, storytelling, entre outros. Ainda assim, faltam procedimentos metodológicos formais sobre como desenhar tais estratégias, bem como como elas afetam o engajamento dos alunos. Na tentativa de ampliar os estudos sobre o uso da gamificação como ferramenta pedagógica, esta pesquisa tem como objetivo identificar quais elementos são passíveis de promover ou limitar oportunidades de engajamento em sala de aula de acordo com a percepção do aluno. Os dados foram gerados por meio de um questionário, aplicado em um curso de leitura instrumental à distância, e os componentes da pesquisa quantitativa e qualitativa foram utilizados para analisar as respostas às perguntas abertas e em escala Likert. Os resultados indicam aspectos positivos e desafiadores de determinados elementos da gamificação. Atribuiu-se alta importância aos elementos que orientavam as tarefas e feedback do conteúdo, oportunizavam a tomada de decisão sobre o conteúdo e criavam momentos de interação com o ambiente e os pares. Os elementos que pareciam limitar o engajamento estavam relacionados à colaboração individual no trabalho em grupo, complexidade do conteúdo em relação ao idioma de destino, introdução de novas ferramentas e sistemas digitais e tópicos pessoais de interesse; consequentemente, esses itens requerem implementação cuidadosa.

Publicado

31-07-2023

Como Citar

Ramos, S. G. M., & Ferreira, R. A. (2023). ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO E ENGAJAMENTO: explorando a percepção dos alunos em um curso de leitura em inglês. Video Journal of Social and Human Research, 2(1), 13–34. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.22