METAVERSOS NA EDUCAÇÃO: conceitos e possibilidades

Autores

  • Romero Tori Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.25

Palavras-chave:

Metaverso; Educação Imersiva; Second Life; Presença; Imersão.

Resumo

O uso de metaversos na educação vem sendo discutido desde a primeira onda de interesse por essa mídia, trazida pelo grande sucesso do Second Life nos anos 2000. O interesse pelos metaversos arrefeceu na década seguinte, mas retornou com força nos anos 2020, quando as tecnologias de inteligência artificial e realidade virtual estão mais maduras, as redes sociais disseminadas, há uso ubíquo dos smartphones e vislumbra-se a possibilidade de o metaverso vir a ser a nova geração das redes sociais. Mas esse retorno veio acompanhado de desinformações, confusões conceituais e falsas promessas. Faz-se necessário organizar os conceitos e discutir as possibilidades educacionais, à luz do conhecimento acadêmico-científico. Este artigo resgata a essência das mídias baseadas em ambientes virtuais imersivos multiusuários e discute as possibilidades, limitações e cuidados no emprego de metaversos em contextos educacionais.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

Tori, R. (2023). METAVERSOS NA EDUCAÇÃO: conceitos e possibilidades . Video Journal of Social and Human Research, 2(1), 53–66. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.25