DOCÊNCIAS NA CULTURA DIGITAL: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação

Autores

  • Adriana Rocha Bruno Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Octavio Silvério de Souza Vieira Neto Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Ana Carolina Guedes Mattos Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i2.29

Palavras-chave:

Docências Contemporâneas. Redes Rizomáticas. Ciberformação. Curadoria Digital. Cultura Digital.

Resumo

O presente artigo apresenta três constructos desenvolvidos pelos autores, nos últimos dez anos, fruto de pesquisas e financiamento CNPq e CAPES: as redes rizomáticas, como expressão das multiplicidades cocriadas nos espaços-tempos hodiernos, que tem como uma das características marcantes a não linearidade do pensamento e das ações, e a plasticidade e abertura das ideias e relações; os processos de ciberformação, que tratam dos modos de subjetivação do ser docente emergente na práxis universitária contemporânea, em meio à cibercultura; e, por fim, a curadoria digital, como ambiências (trans)formativas que permitem a materialização de espaços pedagógicos coconstruídos com a produção de materiais didáticos digitais, partilhados e em rede. As pesquisas de abordagem qualitativa têm tipologia multirreferencial integradas aos métodos cartográfico e arqueogenealógico, tendo também as conversas como instrumento científico. O referencial teórico das investigações se alicerça especialmente em Agamben, Deleuze, Freire, Foucault, Guattari, Han, Higgins, Hooks, Lévy, Nietzsche, Zuboff, Bruno, entre outros. Os achados das pesquisas abordam as potencialidades das redes rizomáticas e dos processos de ciberformação como basilares para a construção de docências convergentes com o mundo hodierno, que encontram na curadoria digital trilhas promotoras de emancipação e consciência tecnológica crítica dos sujeitos.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

Bruno, A. R., Vieira Neto, O. S. de S., & Mattos, A. C. G. (2023). DOCÊNCIAS NA CULTURA DIGITAL: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação. Video Journal of Social and Human Research, 2(2), 8–21. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i2.29