EXAMINANDO AS OPORTUNIDADES DO METAVERSO E GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: benefícios e limites
DOI:
https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i2.32Palavras-chave:
Metaverso. Educação. Gamificação. Educação online. InovaçãoResumo
O metaverso é uma tecnologia com grande potencial para transformar o campo da educação. Especificamente, a utilização da gamificação no metaverso oferece um paradigma promissor para fins educacionais. Para investigar as perspetivas atuais sobre o potencial do metaverso na educação, realizamos uma revisão da literatura que se concentrou nas suas vantagens e limitações. Para isso, iniciamos uma pesquisa especializada nos principais repositórios acadêmicos: Web of Science (WOS), Scopus, Redalyc e SciELO. Posteriormente, de uma amostra inicial de 50 artigos acadêmicos publicados nos últimos 5 anos, avaliaram-se 25 deles, atendendo aos critérios de inclusão e exclusão propostos. Nossa análise revelou que o metaverso tem o potencial de aumentar o envolvimento dos alunos e proporcionar novas oportunidades para experiências de aprendizagem interativas e imersivas. No entanto, também identificamos desafios-chave que devem ser abordados, como preocupações com a privacidade e possíveis interferências entre a inteligência artificial e os professores. Esses desafios podem dificultar a implementação bem-sucedida do metaverso na educação. Nossas descobertas destacam a necessidade de mais pesquisas para compreender e abordar completamente esses desafios, garantindo a adoção bem-sucedida do metaverso na educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.