EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE INDUÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA NA SAÚDE PRISIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18817/vjshr.v3i1.51Palavras-chave:
Educação em Saúde, Educação Massiva em Saúde, Política Pública de Saúde, Saúde Prisional, Sistema Prisional, Mediação Tecnológica, AVASUSResumo
O Brasil tem atualmente uma das maiores populações carcerárias do mundo. No ano de 2016, o país tinha mais de 726 mil pessoas privadas de liberdade, e já era o terceiro país no ranking de população prisional, atrás somente dos Estados Unidos e da China. Essa superpopulação carcerária e as condições pelas quais essa população é exposta, cria um ambiente de vulnerabilidade muito favorável a um conjunto de doenças, que são mais prevalentes no sistema prisional, não somente no Brasil, mas em outros países também. A saúde prisional tem se tornado uma emergência de saúde pública por apresentar índices cada vez maiores de doenças, principalmente as infecções sexualmente transmissíveis (IST), pois poderiam ser evitadas. E este problema afeta não somente os países considerados de renda baixa e média, mas também os países desenvolvidos. Uma forma de intervir estrategicamente em umas das partes deste complexo problema, que é de ordem multifatorial, é qualificar a força de trabalho para atuar na saúde prisional. Portanto, este artigo discute e apresenta alguns resultados de intervenções de saúde pública, as quais foram articuladas e implementadas por meio de estratégias de educação massiva em saúde cuja mediação tecnológica atuou como ferramenta desta intervenção.
Referências
Barbosa, M. L., Menezes, T. N. , Santos, S. R., Olinda, R. A, Costa, G. M. C. (2018). The quality of life of health professionals working in the prison system. Ciência & Saúde Coletiva, 23, 1293–1302. https://doi.org/10.1590/141381232018234.09292016.
Brasil. Departamento Penitenciário Nacional (2022). Levantamento nacional de informações penitenciárias. Ministerio da Justiça e Segurança Pública. Available from: https://www.gov.br/depen/pt-br/servicos/ sisdepen. Accessed: 20 jan. 2023.
Cadamuro, A. C. G. A, Andrade, R. L. P., Lopes, L. M., Neves, L. A. S., Catoia, E.A., & Monroe, A. A. (2020). Coordination of care for people living with hiv in the prison system. Acta Paulista de Enfermagem, 33. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020 AO02676.
Caitano, A. R., Gusmão, C. M. G., Dias-Trindade, S., Barbalho, I. M. P., Morais, P. S. G., Caldeira-Silva, G. J. P., … Valentim, R. A. M. (2022). Massive health education through technological mediation: Analyses and impacts on the syphilis epidemic in brazil. Frontiers in Public Health, 10. https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.944213.
Ceccim. R. B., Feuerwerker, L. C. M. (2004). A four-way approach to training in the health field: teaching, management, care, and social control. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 14, 41–65.https://doi.org/10.1590/S0103-73312004000100004.
Ceccim, R. B. (2005). Permanent education in health: decentralization and dissemination of pedagogical capacity in health. Ciência & Saúde Coletiva, 10, 975–986. https://doi. org/10.1590/S1413-81232005000400020.
Dolan, K., Wirtz, A. L., Moazen, B., Ndeffo-Mbah, M., Galvani, A., Kinner, S. A., … Altice, F. L. (2016). Global burden of hiv, viral hepatitis, and tuberculosis in prisoners and detainees. The Lancet, 388, 1089–1102. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)304 66-4.
Job Neto, F., Miranda, R. B., Almeida, C. R. de, Goncalves, C. P., Zandonade, E., & Miranda, A.E. (2019). Health morbidity in brazilian prisons: a time trends study from national databases. BMJ Open, 9. e026853. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2018-026853
Melo Junior, T. R. de (2023). Divulgação científica em saúde: uma análise comunicacional da publicização dos cursos do AVASUS. [Trabalho de Conclusão de Curso, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Departamento de Comunicação Social]. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Monteiro, F. M., and Cardoso, G. R. (2013). The selectivity of brazilian penitentiary system and the profile of the incarcerated population: an opportune debate. Civitas: journal of Social Sciences, 13, 93–117. https://doi.org/ 10.15448/1984-7289.2013.1.12592
Moura, M. V. de, Trindade, S. M. do C. D., Moreira, J. A. M., & Dias, A. de P. (2023). Diagnóstico do cenário da sífilis no brasil: uma análise documental e de estudos científicos para fundamentar a construção de um desenho didático e um curso online massivo no ambiente virtual de aprendizagem do sistema único de saúde (AVASUS). Revista Foco, 16(10). https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n10-105.
Oliveira, E. S. G., … Valentim, A. M. R. (2023). AVASUS’ Contributions to Promoting Lifelong Learning in Health: Toward Achieving the SDGs and Strengthening Global Health Security. Intech Open. https://doi.org/10.5772/intechopen. 113796
Puga, M. A. M, Bandeira, L. M., Pompilio, M. A., Rezende, G. R., Soares, L. S., Castro, V. O. L., … Motta-Castro, A. R. C. (2019). Screening for hbv, hcv, hiv and syphilis infections among bacteriologically confirmed tuberculosis prisoners: An urgent action required. Plos One, 14. 1–11. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0221265.
Rocha, M. A. da, Morais, P. S. G. de,Barros, D.M. S., Santos, J. P. Q. dos, Dias-Trindade, S., and Valentim R. A. M. (2022). A text as unique as a fingerprint: Text analysis and authorship recognition in a virtual learning environment of the unified health system in brazil. Expert Systems with Applications, 203. https://doi.org/10.1016/j.eswa.2022.117 280.
Silva, G. A., Moreno, I. N., & Pessoa, J. A. de (2020). Plataforma avasus como ferramenta de educação em saúde durante pandemia de Covid-19: um relato de experiência. Revista Extensão & Sociedade, 12(1). https://doi.org/ 10.21680/2178-6054.2020v12n1ID20928.
Stürup-Toft, S., O’Moore, E. J., & Plugge, E. H. (2018). Looking behind the bars: emerging health issues for people in prison. British Medical Bulletin, 125, 15–23. https://doi.org/10.1093/bmb/ldx052.
Valentim, J., Oliveira, E. S. G., Valentim, R. A.M., Dias-Trindade, S., Dias, A. P., Cunha-Oliveira, A., … Henriques, J. (2021). Data report: “health care of persons deprived of liberty” course from brazil’s unified health system virtual learning environment. Frontiers in Medicine, 8. https://doi.org/ 10.3389/fmed.2021.742071.
Valentim, R. A. de M., Lima, T. S., Cortez, L. R., Barros, D. M. da S., Silva, R. D. da, Paiva, J. C. de, Coutinho, K. D., Morais, P. S. G. de, Lacerda, J. de S., & André, F. R. de (2021). A relevância de um ecossistema tecnológico no enfrentamento à Covid-19 no Sistema Único de Saúde: o caso do Rio Grande do Norte, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 26(6), 2035–2052. https://doi.org/10.1590/ 1413-81232021266.44122020.
Valentim, J., Oliveira, E. S. G., Valentim, R. A. M., Dias-Trindade, S., Dias, A. P., Cunha-Oliveira A., Barbalho, I., Fernandes, F., Silva, R. D., Romão, M. H., Teixeira, C., and Henriques, J. (2021) Data Report: “Health care of Persons Deprived of Liberty” Course From Brazil's Unified Health System Virtual Learning Environment. Front. Med. 8. https://doi.org/10.3389/fmed.2021.742071
Valentim, J. L. R. S, Dias-Trindade S., Oliveira, E. S. G., Moreira, J. A. M., Fernandes, F., Romão, M. H., … Valentim, R. A. M. (2022). The relevancy of massive health education in the brazilian prison system: The course “health care for people deprived of freedom” and its impacts. Frontiers in Public Health, 10. https://doi.org/ 10.3389/fpubh.2022.935389.
Valentim, R. A. M., Oliveira, C. A. P. de, Oliveira, E. S. G., Ribeiro, E. L., Costa, S. M. da, Morais, I. R. D., Fernandes, F. R. S., Caitano, A. R., Gusmão, C. M. G., Cunha-Oliveira, A., Rêgo, M. C. F. D., Coutinho, K. D., Barros, D. M. S., and Ceccim, R. B (2022). Virtual Learning Environment of the Brazilian Health System (AVASUS): Efficiency of Results, Impacts, and Contributions. Front. Med., 9. https://doi.org/10.3389/fmed.2022.896208.
Valentim, J. (2023). Um olhar além do concreto: formação humana mediada por tecnologia para saúde no sistema prisional. [Tese de Doutorado, Universidade de Coimbra]
Van Hout, M. C., Mhlanga-Gunda, R. (2019). Prison health situation and health rights of young people incarcerated in sub-saharan african prisons and detention centres: a scoping review of extant literature. BMC International Health and Human Rights, 19(17). https://doi.org/10.1186/s12914-019-0200-z.
Watson, R., Stimpson, A., Hostick, T. (2024). Prison health care: a review of the literature. International Journal of Nursing Studies, 41, 119–128. https://doi.org/10.1016/S0020-7489(03)00128-7.
Walmsley, R. (2015). World prison population list—eleventh edition. Institute for Criminal Policy Research.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.