EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE INDUÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA NA SAÚDE PRISIONAL

Autores

  • Ricardo Valentim Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v3i1.51

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação Massiva em Saúde, Política Pública de Saúde, Saúde Prisional, Sistema Prisional, Mediação Tecnológica, AVASUS

Resumo

O Brasil tem atualmente uma das maiores populações carcerárias do mundo. No ano de 2016, o país tinha mais de 726 mil pessoas privadas de liberdade, e já era o terceiro país no ranking de população prisional, atrás somente dos Estados Unidos e da China. Essa superpopulação carcerária e as condições pelas quais essa população é exposta, cria um ambiente de vulnerabilidade muito favorável a um conjunto de doenças, que são mais prevalentes no sistema prisional, não somente no Brasil, mas em outros países também. A saúde prisional tem se tornado uma emergência de saúde pública por apresentar índices cada vez maiores de doenças, principalmente as infecções sexualmente transmissíveis (IST), pois poderiam ser evitadas. E este problema afeta não somente os países considerados de renda baixa e média, mas também os países desenvolvidos. Uma forma de intervir estrategicamente em umas das partes deste complexo problema, que é de ordem multifatorial, é qualificar a força de trabalho para atuar na saúde prisional. Portanto, este artigo discute e apresenta alguns resultados de intervenções de saúde pública, as quais foram articuladas e implementadas por meio de estratégias de educação massiva em saúde cuja mediação tecnológica atuou como ferramenta desta intervenção.

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Publicado

30-07-2024

Como Citar

Valentim, R. A. de M. (2024). EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE INDUÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA NA SAÚDE PRISIONAL. Video Journal of Social and Human Research, 3(1), 1–8. https://doi.org/10.18817/vjshr.v3i1.51