USO DE RECURSOS DIGITAIS NO AMBIENTE ESCOLAR MOÇAMBICANO:

desafios no Ensino Superior

Autores

  • Bema Artur Universidade Católica de Moçambique
  • Ricardo Samuel Dinga Universidade Católica de Moçambique
  • Bruno Miguel Ferreira Gonçalves Instituto Politécnico de Bragança

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v3i1.53

Palavras-chave:

Educação, Ensino superior, Processo de ensino-aprendizagem, Recursos digitais

Resumo

O presente artigo visa avaliar o nível de competência dos professores do ensino superior, no uso de recursos digitais no ambiente escolar em Moçambique, numa perspectiva da formação adequada, de modo, a que, este uso potencie sucessos no processo de ensino-aprendizagem quer para os professores quer para os alunos. Versado na abordagem qualitativa e exploratória quanto ao objetivo, este artigo resulta duma revisão da literatura, partindo da seguinte questão de investigação: Quais são os desafios impostos aos professores, do ensino superior, no uso de recursos digitais em ambiente escolar em Moçambique? A base de compilação dos conteúdos do objeto da pesquisa decorreu via on-line, através do Google Académico, envolvendo vários artigos e trabalhos de teses de doutoramento. A categorização e análise de dados, baseada em análise de conteúdo, permitiu demonstrar que a intensificação do uso das tecnologias no nível superior, em Moçambique, partiu com o surgimento da pandemia covid-19 e visava dar continuidade do ensino online com encerramento das aulas presenciais. Assim, desde que a pandemia surgiu, o sector de educação ganhou uma nova dinâmica pedagógica na integração e uso de recursos digitais de informação e comunicação e conduziu os principais atores pedagógicos de todo subsistema de ensino na integração de novas competências pedagógicas para dar seguimento ao processo de ensino-aprendizagem. Ao nível do ensino superior, esta inovação é usada quando os docentes interagem com os alunos, como forma de evitar maior concentração e contacto direto entre os alunos e os professores, cujos dispositivos específicos em uso nesta modalidade são a máquina foto, scanner, telemóvel, computador, notebook, PC/Tablet, PDA, iPad, pendrive. Para além destes, destaca-se a internet (videoconferência, teleconferência, bibliotecas digitais, Wikipédia, Google) robótica, havendo casos onde se recorre à plataforma de WhatsApp por se considerar viável e de fácil acesso.

Referências

Ali, M. A., & Abibo, T. (2018). Novas tecnologias de informação e comunicação de ensino superior em moçambique: integração curricular e desafios. Revista de Investigação em Educação e Comunicação, 3, 525-535.

Araujo, A. C. M. (2017). TIC aplicadas ao ensino superior percepções em uma ies em Belém do Pará. Universidade Federal do Porto, Portugal.

Beni, K. D. C., & Sperotto, R. I. (2014). A inserção das tics na faculdade de educação da universidade eduardo mondlane ‐ moçambique. In Anais da decima Reunião Regional da ANPEd Sul. Unisinos em São Leopoldo, RS.

Borge, M. M. Z. B.V., Tavares, A. M. B. N. & Tumbo, D. L. (2021). Tecnologias digitais de informação e comunicação e os processos educativos em moçambique: um estudo centrado em instituições de educação profissional e ensino superior na cidade de lichinga. Revista Brasileira Da Educação Profissional E Tecnológica, 1(20), e12353. https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12353.

Castro, C. G. de S. (2014). A utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender: práticas dos professores e perspetivas dos especialista. [Tese de Doutorado]. Universidade Católica Portuguesas.

Choé, J. F. de C. (2022). Os novos desafios dos docentes e estudantes do ensino superior em moçambique em tempo da terceira vaga da pandemia e no pós pandemia: um estudo realizado com docentes e estudantes da universidade púnguè – chimoio. Revista Vagalumear, 2(3), 19-33. https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2259.

Couto, Z. K. (2017). O uso de recursos educacionais digitais na educação básica (REDEB): relato de experiência. Revista Práxis: saberes da extensão, 5(9), 34-39.

Fernando, O. M., & Gonçalve, B. F. (2023). Análise do impacto da transformação digital no setor da educação: um olhar sobre as instituições de ensino superior em moçambique. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, 3(2), 302-316.

Francisco, M. (2023). Desafios de implementação de bibliotecas digitais em instituições de ensino superior em moçambique. [Monografia]. Universidade Eduardo Mondlane.

Joanguete, C. (2011). Política Pública moçambicana sobre a inclusão digita. Universidade do Minho, Braga.

Lumbela, N. A. S. (2017). Educação à distância no ensino superior em moçambique: uma realidade, um desafio. [Dissertação de Mestrado]. Politécnico de Santarém.

Maleane, S. O. T. (2012). Tecnologia de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em moçambique: o caso de Ensino Superior. Universidade de Brasília.

Movimento de Educação para Todos – MEPT (2022). Avaliação das competências dos professores no uso das tecnologias de informação e comunicação. Maputo.

Mura, S., & Simão, H. S. M (2021). Novas tecnologias em contexto de sala de aula no ensino superior. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 22, 1-23. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10470

Nuvunga, V., & Pempe, C. (2017). Desafios e perspectivas no uso e Desenvolvimento de Tecnologias Educativas no Ensino Superior em Moçambique-Beira. Instituto Superior de Ciências e Educação a Distância (ISCED)

Orth, M. A., Otte, J., & Sperotto, R. S. (2015). Tecnologias Educacionais Digitais: conhecendo as práticas dos professores da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique. Universidade Federal de Pelotas.

Plano Tecnológico de Educação - PTE (2011). As tecnologias de informação e comunicação a potenciar o ensino em moçambique. Maputo.

Ramos, J. L., Teodoro, V. D., & Ferreira, F. M (2001). Recursos educativos digitais: reflexoes sobre a prática. Universidade de Évora.

Riedner, D. D. T., & Pischetola, M. (2016). Tecnologias digitais no ensino superior: uma possibilidade de inovação das práticas? Educação, Formação & Tecnologias, 9(2), 37–55. https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/198

Salimo G. I. (2017). Os Desafios da Era Digital no contexto do Ensino Superior em Moçambique. Universidade Fernando Pessoa, Porto.

Salimo G. I., & Gouveia, L. B. (2017). Contributos para o ensino superior em moçambique: os desafios da era digital. Universidade Eduardo Mondlane.

Samussne, L. B.,Silveira, S. F. R., Brunozi Júnior, A. C., Alexandre, D. C. S., Reis, A. O. (2021). Fatores condicionantes para tendência de uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino superior em moçambique. Research, Society and Development, 10(6), e56910616053. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.16053

Santos, L. M. R. (2020). O uso das tecnologias na gestão educacional no ensino superior: um estudo em uma instituição privada de são Luís-MA. [Dissertação de Mestrado], Universidade Católica Portuguesa.

Silva, R. S., & Novello, P. T. (2020). O Uso das Tecnologias Digitais no Ensinar Matemática: recursos, percepções e desafios. Revista Internacional de EducaçãoSuperior,

, e020025. https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8655884.

Sousa, E. P. (2020). Gestão Educacional e Inovação: o uso das plataformas digitais na escola. Universidade Católica Portuguesa, Braga.

Uacane, M. S., & Pego, A. C. (2021). As tecnologias de informação e comunicação no contexto do ensino superior em moçambique no período de covid-19. Análise de um estudo de caso. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar- RECH, 5(2). 1-14.

Publicado

02-08-2024

Como Citar

Artur , B., Dinga, R. S., & Gonçalves , B. M. F. (2024). USO DE RECURSOS DIGITAIS NO AMBIENTE ESCOLAR MOÇAMBICANO:: desafios no Ensino Superior. Video Journal of Social and Human Research, 3(1), 22–34. https://doi.org/10.18817/vjshr.v3i1.53