EDUC@RTENATUREZA:

relação dialógica entre Educação, Natureza e Tecnologias Digitais

Autores

  • Sónia Valente Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta
  • Daniela Saraiva Universidade de Coimbra
  • Teresa Pessoa Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v3i1.55

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação na natureza, Formação de Professores

Resumo

O projeto Educ@rteNatureza entende a educação como estando na ação humana, ao longo da vida, não se restringindo aos limites físicos das instituições formais, do tempo ou do mundo analógico. Através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, propõe-se a construir coreografias educativas que através dos e na natureza, da arte e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, ativem os cinco sentidos na imersão em experiências transformadoras em contexto de natureza. O projeto tem como público-alvo direto profissionais da educação e comunidade local; como público-alvo indireto crianças do ensino básico; baseia-se numa metodologia de investigação-ação com abordagem sistémica. Este artigo ambiciona mostrar as potencialidades de uma intervenção que desafia agentes educativos, sociedade civil e comunidade local a conhecer o meio envolvente e a usá-lo como espaço educativo; onde a tecnologia facilita novos olhares‘ sobre o meio‘, apoiando o processo de exploração da/na natureza.

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Publicado

30-07-2024

Como Citar

Valente, S., Saraiva, D., & Teresa Pessoa, M. (2024). EDUC@RTENATUREZA:: relação dialógica entre Educação, Natureza e Tecnologias Digitais. Video Journal of Social and Human Research, 3(1), 58–67. https://doi.org/10.18817/vjshr.v3i1.55