APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA ONLINE:
um (auto)incremento ao envelhecimento ativo
Palavras-chave:
Envelhecimento ativo, Aprendizagem ao longo da vida, Educação digital, Competências digitaisResumo
O envelhecimento populacional é uma das megatendências demográficas mais significativas e impactantes do século XXI, em que o aumento da longevidade torna as pessoas mais velhas em contribuintes do desenvolvimento individual e coletivo. A aprendizagem ao longo da vida, mediada por ambientes digitais e em rede, reforça o papel central deste determinante no fomento do envelhecimento ativo e saudável, gerador de oportunidades de participação, segurança e reforço de capacidades biopsicossociais e digitais. Este texto apresenta os resultados do projeto socioeducativo “Oficinas Viver com Vital_idade”, desenvolvido pelos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta, envolvendo participantes seniores e cujo objetivo principal foi avaliar o impacto do projeto na autopromoção do envelhecimento ativo, no estímulo de capacidades intelectuais e o nível de fluência digital. O presente estudo foi suportado pela revisão sistemática da literatura, seguida de inquérito por questionário aplicado ao grupo de participantes (n=21) nas sessões online. Os resultados demonstraram efeitos satisfatórios no processo de aprendizagem, na autopromoção de envelhecimento ativo, no estímulo de capacidades intelectuais e nos índices positivos a nível do desenvolvimento de competências digitais.
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