GAMIFICAÇÃO & TIC EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TURISMO DA NATUREZA:

descobertas e aprendizagem na Lagoa das Sete Cidades

Autores

  • Claudio Cleverson de Lima Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Daniela Pedrosa Escola Superior de Educação de Santarém

Palavras-chave:

Gamificação, Aprendizagem, Educação Ambiental, Tecnologias Digitais, Projetos de Aprendizagem Gamificados

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser apropriadas em diversas áreas, incluindo o contexto da Educação Ambiental e Turismo da Natureza (EATN). Este artigo descreve uma atividade gamificada móvel numa aula online para estudantes da unidade curricular TIC da Licenciatura EATN, da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), Portugal. A convite da docente titular da turma e partindo dos pontos de interesse sinalizados pelos estudantes previamente, o docente brasileiro elaborou um roteiro turístico online personalizado no Google Maps utilizando a metodologia de Projetos de Aprendizagem Gamificados (PAG). Os estudantes participaram remotamente da atividade gamificada sobre a Lagoa das Sete Cidades, Açores, com recurso aos seus computadores e smartphones. Durante a atividade os estudantes construíram aprendizagens lúdicas, históricas e ambientais do percurso interagindo com pistas em Realidade Aumentada (RA) e QRCodes, finalizando com a utilização destas pistas em um desafio final.  Como resultados destaca-se a apropriação das TIC e elementos de gamificação para a aprendizagem de conceitos relevantes ao curso e disciplina e a competência de conhecer e avaliar criticamente as TIC em projetos EATN.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

Lima, C. C. de L., & Pedrosa, D. (2024). GAMIFICAÇÃO & TIC EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TURISMO DA NATUREZA:: descobertas e aprendizagem na Lagoa das Sete Cidades. Video Journal of Social and Human Research, 3(2), 1–11. Recuperado de https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/58