CONECTAKATCHING:

as práticas pedagógicas no paradigma da Educação OnLIFE

Autores

  • Bruna Elisa Schuster Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Aprendizagem Inventiva, Prática Pedagógica, Cidades Educadoras, Educação OnLIFE

Resumo

A sociedade vive uma transformação acelerada, impulsionada pelo avanço tecnológico digital e o advento de hiperinteligências. É fundamental que a Educação discuta o desenvolvimento de práticas pedagógicas neste contexto. A partir dos conceitos de Aprendizagem Inventiva (Kastrup, 2001, 2015) e Ato Conectivo Transorgânico (Di Felice, 2017), o artigo problematiza “como desenvolver práticas pedagógicas na perspectiva do Paradigma da Educação OnLIFE”. O objetivo é desenvolver, na perspectiva da co-criação, práticas pedagógicas simpoiéticas, inventivas e gamificadas no contexto da Educação OnLIFE. O processo de cocriação foi acompanhado pelo Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção. O percurso envolveu as etapas: retomada dos elementos presentes em ações da Rede ConectaKaT; oficinas de Metaverse e Roblox; desenvolvimento da narrativa gamificada; elaboração dos materiais físicos e vivência da ação. Nas análises emergiram pistas sobre: a visão ecossistêmica do mundo, a cultura/história dos lugares, os processos colaborativos e cooperativos e a ampliação da experiência do habitar com Realidade Aumentada. Evidenciou-se a potência do desenvolvimento de práticas pedagógicas que conectam humanos e não humanos num percurso de invenção, a partir da problematização do mundo, no tempo presente. Essas práticas implicam a hibridização de tempos, espaços, tecnologias, presenças e modalidades, contribuindo para a formação em contextos ecologicamente conectados.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

Schuster, B. E., & Schlemmer, E. (2024). CONECTAKATCHING:: as práticas pedagógicas no paradigma da Educação OnLIFE. Video Journal of Social and Human Research, 3(2), 1–12. Recuperado de https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/59