ACOPLAMENTO DO METAVERSO NA EDUCAÇÃO:

uma experiência com a plataforma Frame VR

Autores

  • Aline Patrícia Sobral dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros
  • Fábia Magali Santos Vieira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Izabela Soares de Souza Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Imersão Educacional, Metaverso, Experiência, Plataforma Frame VR

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar possibilidades de acoplamento do metaverso na educação, destacando a transformação da sala de aula tradicional em um ambiente imersivo e colaborativo. A questão central é: como a plataforma Frame VR, pode ser um ambiente pedagógico e educacional digital? Neste estudo, conduzido pelo Grupo de Pesquisa Educar (Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação) e o LED (Laboratório de Educação Digital) da UNIMONTES, investigou-se como a plataforma Frame VR poderia ser uma vivência educacional junto a mestrandos em educação, aqui caracterizados como professores em formação continuada. Participaram do estudo 31 professores, incluindo mestrandos e egressos do Mestrado em Educação da Unimontes. Os professores, inicialmente, participaram de um minicurso sobre metaverso e, em seguida, foram convidados a se envolver no percurso de uma vivência com a plataforma Frame VR, no qual ocorreu uma discussão acerca das limitações e possibilidades que a tecnologias oferece para o contexto educacional. A experiência revelou o potencial do metaverso para enriquecer o ensino, oferecendo uma vivência imersiva e criativa de conceitos abstratos, além de fomentar a participação dos envolvidos. Contudo, foram observadas resistências de alguns professores, dificuldades técnicas em dispositivos móveis e desafios de infraestrutura nas escolas. Conclui-se que a formação contínua é essencial para superar esses desafios e integrar o metaverso como um ambiente de aprendizado digital e OnLIFE.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

Santos, A. P. S. dos, Vieira, F. M. S., & Souza, I. S. de. (2024). ACOPLAMENTO DO METAVERSO NA EDUCAÇÃO: : uma experiência com a plataforma Frame VR. Video Journal of Social and Human Research, 3(2), 1–11. Recuperado de https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/60