REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO FUTURO EM CONTEXTO ONLIFE

Autores

  • Jéssica Maria Gregory Nunes Universidade Feevale
  • Patrícia Scherer Bassani Universidade Feevale

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Educação Digital Cidadã, Educação OnLIFE

Resumo

O artigo tem por objetivo refletir sobre a educação do futuro, buscando articular as ideias apresentadas no relatório da UNESCO - “Reimaginar o futuro juntos” - e estudos sobre educação em contexto OnLIFE. A UNESCO aborda a necessidade de adaptar a educação às mudanças tecnológicas e sociais do século XXI, propondo um novo contrato social para promover justiça e inclusão global. O conceito de educação OnLIFE, por sua vez, destaca a importância de integrar experiências de aprendizagem on-line e off-line, desenvolvendo habilidades digitais críticas e entendendo os impactos éticos e sociais das tecnologias. O estudo, de natureza qualitativa, se organiza a partir de uma revisão narrativa. Resultados apontam para a necessidade de uma educação transformadora e ética, que prepare os indivíduos para a era digital e contribua para um futuro mais sustentável e justo. Ressaltam a educação como ferramenta crucial para justiça social, econômica e ambiental, e para a construção de um mundo mais humano e pacífico.

Referências

loridi, L. (2015). The Onlife Manifesto: Being Human in a Hyperconnected Era. Editora 34.

Kersch, D., Oliveira, L., & Schlemmer, E. (2020). Formação de professores- pesquisadores em contexto híbrido e multimodal: desafios da docência no stricto sensu. Revista Tecnologias na Educação. 33, 01-23.

Moreira, J. A. M., & Schlemmer, E. (2020). Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 20, 1-35. https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438

Nações Unidas (2022). Reimaginar o futuro juntos: relatório do painel de alto nível do Secretário-Geral sobre sustentabilidade global. Nações Unidas.

Schlemmer, E., & Palagi, A. M. M. (2021). RIEOnLIFE: uma rede para potencializar a emergência de uma educação ONLIFE. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1–20. https://doi.org/10.53628/emrede.

v8i2.792.

Schlemmer, E. (2020a). Ecossistema de inovação na educação em contextos de transformação digital. Anais da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC. IETIC.

Schlemmer, E. (2020). A cidade como espaço de aprendizagem: games e gamificação na constituição de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos para o desenvolvimento da Cidadania. GPEDU.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

Nunes, J. M. G., & Bassani, P. S. (2024). REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO FUTURO EM CONTEXTO ONLIFE. Video Journal of Social and Human Research, 3(2), 1–9. Recuperado de https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/61