UM SISTEMA DE AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS COMO FERRAMENTA PARA RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGENS

Autores

  • Celimar Reijane Alves Damasceno Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
  • Fernando Marcos Souza Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
  • Alison Medeiro Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Palavras-chave:

Avaliações diagnósticas, Sistema de avaliação, Recuperação de aprendizagens

Resumo

O IFNMG desenvolveu um sistema de informação baseado na arquitetura Web para avaliações diagnósticas, com o objetivo de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Criado com a colaboração dos docentes, o sistema visa simplificar a aplicação e análise das avaliações, proporcionando uma melhor compreensão dos conhecimentos prévios dos estudantes e contribuindo para o planejamento pedagógico. Testado inicialmente nos cursos de graduação do campus Januária, o sistema será ajustado com base em feedbacks e resultados, com previsão de expansão para outros campi. Essa iniciativa busca identificar lacunas no aprendizado e oferecer suporte personalizado, promovendo a permanência e o sucesso acadêmico dos alunos.

Referências

Haydt, R. C. C. (1994). Avaliação do processo ensino-aprendizagem (4a ed.). Ática.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (2020). Educação Superior: Sinopses Estatísticas da Educação Superior por Município. Ministério da Educação.

Instituto Reúna (2024). Conheça o Instituto Reúna. Instituto Reúna.

Ministério da Educação (2022). Caderno técnico: acompanhamento personalizado das aprendizagens. Ministério da Educação. Secretária da Educação Básica.

Luckesi, C. C. (2011). Avaliação da aprendizagem escolar: Estudos e proposições (22a ed.). Cortez.

Downloads

Publicado

16-01-2025

Como Citar

Damasceno, C. R. A., Silva, F. M. S., & Silva, A. M. (2025). UM SISTEMA DE AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS COMO FERRAMENTA PARA RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGENS. Video Journal of Social and Human Research, 3(2), 23–34. Recuperado de https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/62