UM SISTEMA DE AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS COMO FERRAMENTA PARA RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGENS
Palavras-chave:
Avaliações diagnósticas, Sistema de avaliação, Recuperação de aprendizagensResumo
O IFNMG desenvolveu um sistema de informação baseado na arquitetura Web para avaliações diagnósticas, com o objetivo de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Criado com a colaboração dos docentes, o sistema visa simplificar a aplicação e análise das avaliações, proporcionando uma melhor compreensão dos conhecimentos prévios dos estudantes e contribuindo para o planejamento pedagógico. Testado inicialmente nos cursos de graduação do campus Januária, o sistema será ajustado com base em feedbacks e resultados, com previsão de expansão para outros campi. Essa iniciativa busca identificar lacunas no aprendizado e oferecer suporte personalizado, promovendo a permanência e o sucesso acadêmico dos alunos.
Referências
Haydt, R. C. C. (1994). Avaliação do processo ensino-aprendizagem (4a ed.). Ática.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (2020). Educação Superior: Sinopses Estatísticas da Educação Superior por Município. Ministério da Educação.
Instituto Reúna (2024). Conheça o Instituto Reúna. Instituto Reúna.
Ministério da Educação (2022). Caderno técnico: acompanhamento personalizado das aprendizagens. Ministério da Educação. Secretária da Educação Básica.
Luckesi, C. C. (2011). Avaliação da aprendizagem escolar: Estudos e proposições (22a ed.). Cortez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.