REDES ACADÉMICAS E INTERNACIONALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE ABERTA (PORTUGAL)

Contributos do Projeto DIGENDER2PALOP

Autores

  • Daniel Melaré Vieira Barros Universidade Aberta (UAb) Portugal
  • Ana Nobre Universidade Aberta (UAb) Portugal
  • Ana Mouraz Universidade Aberta (UAb) Portugal
  • Irina Borges Universidade Aberta (UAb) Portugal

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v4i1.74

Palavras-chave:

internacionalização, Ensino Superior, estratégias pedagógicas, Educação digital, lusofonia, PALOP

Resumo

O artigo propõe uma reflexão inserida no âmbito do Projeto DIGENDER2PALOP, com enfoque no papel das redes académicas e da internacionalização na promoção de práticas pedagógicas mais equitativas e inclusivas no ensino superior. Financiado pelo Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em parceria com a Universidade Aberta, o projeto visa o desenvolvimento de competências digitais para a promoção da igualdade de género em países lusófonos. A investigação centrou-se nos contributos pedagógicos da internacionalização e na construção de redes académicas enquanto estratégias colaborativas entre instituições de ensino superior da lusofonia. Através de uma abordagem qualitativa, os resultados evidenciaram que parcerias internacionais, eventos científicos conjuntos e a coautoria de materiais didáticos potenciam a qualidade, a inovação e a equidade no ensino. O estudo destacou ainda o impacto da educação digital no reforço destas dinâmicas. Conclui-se que a internacionalização desempenha um papel crucial na consolidação de modelos pedagógicos digitais mais inclusivos, sustentáveis e culturalmente contextualizados.

Referências

Alemu, S. K. (2016). Challenges of the internationalization of higher education from a periphery perspective: Sub-Saharan Africa. In C. Harmon (Ed.). Higher education: global perspectives, emerging challenges and opportunities. UK ed.

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (n.d.). Cidadania em Portugal: manual de apoio ao ensino da Cidadania e Desenvolvimento – 3.º ciclo do ensino básico.

Bardin, L. (2015). Análise de conteúdo. Edições 70.

Barham, E. & Wood, C. (2022). Teaching the hidden curriculum in political science. PS: Political Science and Politics, 55(1), 147-151. https://doi.org/10.1017/S1049096521001384.

Coutinho, C. P. (2015). Metodologias de investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Almedina Brasil.

Cox, M. D. (2004). Introduction to faculty learning communities. New Directions for Teaching and Learning, 97(1), 5-23. https://doi.org/

1002/tl.129.

Crawford, E. T., Shinn, T., & Sörlin, S. (1993). Denationalizing science: the contexts of international scientific practice. Kluwer Academic Publishers.

Daniels, J. (2013). Internationalisation, higher education and educators' perceptions of their practices. Teaching in Higher Education, 18(2), 157-169. https://doi.org/10.1080/135

2012.719158.

De Wit, H. (2015). Internacionalização do ensino superior. Parlamento Europeu.

De Wit, H. (2002). Internationalization of higher education in the United States of America and Europe: a historical, comparative and conceptual analysis. Greenwood.

De Wit, H. (2013). Reconsidering the concept of internationalization. International Higher Education, 70, 6-7. https://doi.org/10.6017/

ihe.2013.70.8703.

Dhar, B., & Chakraborty, R. (2025). Internationalising curriculum through virtual exchange: critical perspectives on addressing barriers and advancing DEI in professional learning. Professional Development in Education, 51(1), 35-50. https://doi.org/

1080/19415257.2025.2495806.

Hannes, K., Hendricks, L., Brgles, M. M., & Goidsenhoven, L. V. (2022). The SAGE handbook of qualitative research design: being creative with resources in qualitative research. In The SAGE Handbook of Qualitative Research Design. https://doi.

org/10.4135/9781529770278.n19.

Klasek, C. B. (1992). Bridges to the future: strategies for internationalizing higher education. Association of International Education Administrators.

Knight, J. (2004). Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, 8(5), 5-31. https://doi.org/10.

/1028315303260832.

Krippendorff, K. (2004). Content analysis: an introduction to its methodology (2nd ed.). Sage.

Laforest, M. (2014). Contribution pour une rédéfinition de l’internationalisation universitaire. In M. Laforest, G. Breton, & D. BEL (Eds.). Réflexions sur l’internationa

lisation du monde universitaire: point de vue d’acteurs (pp. 6-7). Éditions des Archives Contemporaines.

Lauxen, S. L., Marcelino, J. M., & Cerdeira, L. A. (2024). A importância das redes colaborativas no processo de internacionalização da educação superior. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 33(73), 36-52. https://doi.org/10.21879/faeeba23580194.2023.v33.n73.p36-52.

Olson, T. H., Breen, S. M., Gonzales, L. D., & Griffin, K. A. (2025). A multi-organizational network’s evolving efforts to diversify the STEM professoriate. Innovative Higher Education, 50(2), 89-104. https://doi.org/

1007/s10755-024-09744-2.

Özturgut, O. (2021). Intentionality and commitment in internationalization of higher education in the U.S. Journal of Higher Education Theory and Practice, 21(1), 15–27. https://doi.org/10.33423/jhetp.v21i13.4790.

Rennick, J. B. (2015). Learning that makes a difference: pedagogy and practice for learning abroad. Teaching and Learning Inquiry, 3(1), 71-88. https://doi.org/10.20

/teachlearninqu.3.2.71.

Santos, C., Mattar, J., & Pedro, N. (2021). Uso dos quadros de competência digital DigComp e DigCompEdu em educação: revisão de literatura. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, 14, 311-327. https://doi.org/10.14571/brajets.v14.n2.311-327.

Santos, R., Azevedo, J., & Pedro, L. (2015). Digital literacy(ies): definitions, perspectives and challenges. Media & Jornalismo, 15, 27-44. https://doi.org/10.14195/2183-5462_27_1.

Santos, B. de S. (2014). Epistemologies of the South: justice against epistemicide. Routledge.

Scott, P. (1998). Globalisation and the university. In: P. Scott (Ed.). The globalization of higher education (pp. 124- 130). Open University Press.

Teferra, D., & Knight, J. (2008). Higher education in Africa: the international dimension. Boston College and Association of African Universities.

Tikly, L. (2004). Education and the new imperialism. Comparative Education.

Van Der Wende, M. (2009). Internationalization of higher education. In P. Peterson, E. Baker, B. McGaw (Eds.). International encyclopedia of education (pp. 540-545). Elsevier.

Van Der Wende, M. (1997). Missing links: the relationship between national policies for internationalisation and those for higher education in general (pp.10-41). In National policies for the internationalisation of higher education in Europe. National Agency for Higher Education.

Vieira, C. P., Henriques, S., & Moreira, J. A. (2022). A capacitação para a educação digital e em rede: género, equidade e desenvolvimento – perspetivas internacionais [em linha]. Universidade Aberta.

Wächter, B. (2000). Internationalisation at home—the context. In P. CROWTHER, M. Joris, M. Otten, B. Nilsson, H. Teekens, & B. Wächter (Eds.). Internationalisation at home: a position paper (pp. 5-13). European Association for International Education.

Wakefield, K.; Dismore, H. (2015). The role of transnational networking for higher education academics. Higher Education Research & Development, 34(6), 1280-1294. https://doi.org/10.1080/07294360.2015.1024630.

Zeleza, P. T. (2012). Internationalization in higher education: opportunities and challenges for the knowledge project in the Global South. In Internationalisation of African higher education.

Publicado

22-12-2025

Como Citar

Barros, D. M. V., Nobre, A., Mouraz, A., & Borges, I. (2025). REDES ACADÉMICAS E INTERNACIONALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE ABERTA (PORTUGAL) : Contributos do Projeto DIGENDER2PALOP . Video Journal of Social and Human Research, 4(1). https://doi.org/10.18817/vjshr.v4i1.74