NARRATIVAS GAMIFICADAS E DIFUSÃO DA CIÊNCIA: potencialidades da plataforma COMnPLAYER

Autores

  • David Santana Lopes Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Lynn Rosalina Gama Alves Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Beatriz Oliveira de Almeida Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Marizete Pinheiro de Oliveira Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i1.14

Palavras-chave:

Difusão da Ciência. Artefatos Digitais. Narrativas Gamificadas.

Resumo

A interação com artefatos tecnológicos na contemporaneidade se insere em contribuições para os processos de ensino e aprendizagem, e de controvérsias, imersas nas arquiteturas algorítmicas que regem tais artefatos na Cultura Digital. Imerso neste contexto estão as plataformas digitais gamificadas, como o COMnPLAYer, ambiente desenvolvido pela Universidade de Malta e que tenciona a popularização de saberes científicos. Desta forma, o presente estudo preliminar, que se insere no formato de ensaio investigativo, propõe apresentar as potencialidades da plataforma COMnPLAYer para a divulgação científica em diferentes espaços de ensino. Para isso, os autores exploram as interfaces interativas da plataforma, seguindo como percurso metodológico os princípios investigativos das Interfaces Humano-Computador (IHC), além da elaboração de uma matriz de análise derivada. A partir da análise realizada foi possível identificar possíveis benefícios da referida plataforma acerca das dimensões lúdica, técnica, pedagógica e científica em meio à historicidade quanto à importância de saberes das Ciências. Portanto, a Plataforma COMnPLAYer configura-se como mais um exemplo de artefato digital que intercala as controvérsias da dita sociedade de plataformas ao mesmo tempo que possibilita o engajamento e o fluxo de informações científicas aos seus interatores.

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Publicado

22-07-2022

Como Citar

Santana Lopes , D., Gama Alves , L. R., Oliveira de Almeida , B., & Pinheiro de Oliveira, M. (2022). NARRATIVAS GAMIFICADAS E DIFUSÃO DA CIÊNCIA: potencialidades da plataforma COMnPLAYER . Video Journal of Social and Human Research, 1(1), 34–48. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i1.14