EDUCAÇÃO ONLIFE E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: a prática pedagógica inventiva “Novas Aventuras de Dom Quixote”

Autores

  • Lisiane Cézar de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRS
  • Fabrício de Andrade Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.25

Palavras-chave:

Educação OnLIFE, Prática Pedagógica, Invenção

Resumo

Este artigo apresenta e discute uma prática pedagógica cocriada no contexto do componente curricular Seminário Temático “Educação & Transformação Digital”, um dos produtos que tem origem na relação entre duas pesquisas desenvolvidas em nível de internacionalização: “Transformação Digital e Humanidades: Educação e Comunicação em Movimento”(CAPES PrInt) e “O Urbano e o Pós-Urbano como Espaços de Aprendizagem: formação de professores e pesquisadores na cultura híbrida e multimodal” (FAPERGS). A Atividade Acadêmica é ofertada, conjuntamente, na modalidade on-line, para mestrandos e doutorandos dos programas de Pós-Graduação da Unisinos e da Universidade Aberta de Portugal (UAb). O referido seminário visou problematizar os desafios e cenários emergentes na área da Educação Digital e, também, como as diferentes instituições estão se apropriando das transformações digitais a fim de provocar inovações na Educação. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, e se apropria do Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção, para produção e análise de dados. Nesse sentido, como um dos resultados do percurso investigativo e problematizador realizado no Seminário, emergiu a vivência “Novas Aventuras de Dom Quixote”, uma prática pedagógica inventiva. Esta vivência, fundamentada nas Epistemologias Reticulares e Conectivas, foi cocriada na perspectiva de uma Educação online/onlife, objetivando a apropriação de diferentes Tecnologias Digitais (TD), no enfrentamento de desafios contemporâneos de aprendizagem e que buscou instigar a apropriação das mesmas, no sentido de compreendê-las enquanto potência, que pode contribuir para propiciar vivências de aprendizagem e a ampliação dos espaços educacionais, uma vez que possibilitam a transubstanciação da educação, do espaço físico das instituições educacionais, para o formato on-line.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

Oliveira, L. C. de, de Andrade, F., & Schlemmer , E. (2022). EDUCAÇÃO ONLIFE E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: a prática pedagógica inventiva “Novas Aventuras de Dom Quixote”. Video Journal of Social and Human Research, 1(2), 37–56. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.25