EDUCAÇÃO MASSIVA NA SAÚDE PRISIONAL DO BRASIL:

um olhar além dos muros

Autores

  • Janaína Valentim Universidade de Coimbra
  • Sara Dias-Trindade Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v3i1.52

Palavras-chave:

Educação Massiva em Saúde, Saúde Prisional, Sistema Prisional, Mediação Tecnológica, AVASUS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

O acesso à educação e formação por parte de grupos minoritários, como a população prisional, tem preocupado diferentes organismos internacionais, tal como se pode verificar pelas Regras das prisões europeias, que datam do início deste século. Acompanhando estas preocupações, e em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, o estudo que se apresenta visa mostrar como a educação massiva na saúde prisional do Brasil pode contribuir para melhorar a saúde da população prisional. O trabalho assenta na metodologia de pesquisa-ação de Tripp (2005) e destaca a importância estratégica da educação na saúde prisional para induzir mudanças nos processos de trabalho, podendo ser aplicada no Sistema Único de Saúde do Brasil para promover e melhorar o cuidado com a saúde das pessoas privadas de liberdade. Desenvolveu-se uma Trilha Formativa, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) para formar profissionais da saúde que atuem no sistema prisional, profissionais penais e privados de liberdade. Os resultados revelaram que ser implementado no AVASUS ampliou o acesso à formação, com adesão de estudantes de todo o país e mostrou eficácia ao lidar com a epidemia de sífilis no sistema prisional brasileiro.

Referências

Amâncio, A., Sousa, L., Viana, J., Cunha, R., Silva, E., Medeiros, R., Guerra, E., & Ferreira, M. (2020). Teleservice to the population of rio grande do norte during the covid-19 pandemic. Research, Society and Development, 9(9), e90996636. https://www.doi.org/10.33448/rsdv9i9.6636.

Araújo K. (2017). Innovation in health: using the resources of distance education to teach basic life support to the brazilian population [paper presentation]. In International Conference of Education, Research and Innovation - ICERI, (10th ed., pp. 6573–6579).https://www.doi.org/10.21125/iceri.2017.1699.

Barbosa, M., Menezes, T., Santos, S., Olinda, R., & Costa, G. (2018). The quality of life of health professionals working in the prison system. Ciência & Saúde Coletiva, 23(4), 1293-1302. https://www.doi.org/10.1590/1413-81232 018234.09292016.

Brasil. Departamento Penitenciário Nacional (2022). Levantamento nacional de informações penitenciárias. https://www.gov.br/depen/pt-br/servicos/sisdepen.

Brites, L., & Rocha, C. (2019). Massive Open Online Health Courses (MOOCs): Brazilian Initiatives In Pereira Neto, A., and Flynn, M. (eds). The Internet and Health in Brazil (pp. 297-311). Springer, Cham. https://doi.org/ 10.1007/978-3-319-99289-1_15297–311.

Cadamuro, A. C. G. A., Andrade, R. L. P., Lopes, L. M., Neves, L. A. S., Catoia, E. A., & Monroe, A. A. (2020). Coordenação do cuidado às pessoas que vivem com HIV no

Copyright © 2024 Video Journal of Social and Human Research 3(1), jan./jul. (2024). 9 of 13

sistema prisional. Acta Paul Enferm., 33. https://www.doi.org/10.37689/acta-ape/2020 AO02676.

Caitano, A., Gusmão, C., Dias-Trindade, S., Barbalho, I., Morais, P., Caldeira-Silva, G., Romão, M., Valentim, J., Dias, A., Alcoforado, J., Oliveira, C., Coutinho, K., Rêgo, M., & Valentim, R. (2022). Massive health education through technological mediation: Analyses and impacts on the syphilis epidemic in Brazil. Frontiers in Public Health, 10, 944213. https://www.doi.org/10.3389/fpubh.2022.944213.

Campos, K., Sena, R., & Silva, K. (2017). Permanent professional education in healthcare services. Escola Anna Nery, 21(4), e20160317. https://www.doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2016-0317.

Castro, M. C., Massuda, A., Almeida, G., Menezes-Filho, N. A., Andrade, M. V., de Souza Noronha, K. V. M., Rocha, R., Macinko, J., Hone, T., Tasca, R., Giovanella, L., Malik, A. M., Werneck, H., Fachini, L. A., & Atun, R. (2019). Brazil's unified health system: the first 30 years and prospects for the future. Lancet (London, England), 394(10195), 345–356.https://doi.org/10.1016/S0140-6736 (19)31243-7.

Ceccim, R., & Feuerwerker, L. (2004). A four-way approach to training in the health field: teaching, management, care, and social control. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 14(1), 41-65. https://www.doi.org/10.1590/ S0103-73312004000100004.

Ceccim, R. (2005). Permanent education in health: decentralization and dissemination of pedagogical capacity in health. Ciência & Saúde Coletiva, 10(4), 975-986. https://www.doi.org/10.1590/S1413-812320 05000400020.

Cunha, L. (2017). Regramento internacional, encarceramento feminino e a importância da implementação das regras de Bangkok. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Universidade Federal do Rio de Janeiro. https://hdl.handle.net/11422/9178.

Dias, A. (2018). Atendimento à saúde no sistema prisional: controle social x parâmetros para redução carcerária. Universidade Federal da Fronteira Sul [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal da Fronteira Sul. https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3080.

Dolan, K., Wirtz, A. L., Moazen, B., Ndeffo-Mbah, M., Galvani, A., Kinner, S. A., Courtney, R., McKee, M., Amon, J. J., Maher, L., Hellard, M., Beyrer, C., & Altice, F. L. (2016). Global burden of HIV, viral hepatitis, and tuberculosis in prisoners and detainees. Lancet (London, England), 388(10049), 1089–1102. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)30466-4.

Ely, K., Schwarzbold, P., Ely, G., Vendrusculo, V., Dotta, R., Rosa, L., Krug, S., Valim, A., & Possuelo, L. (2023). A Educação Permanente em Saúde e os atores do sistema prisional no cenário pandêmico. Trabalho, Educação e Saúde, 21, e01224207. https://doi.org/10.1590/1981-7746-ojs1224.

Engels D. (2016). Neglected tropical diseases in the Sustainable Development Goals. Lancet (London, England), 387(10015), 223–224. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)00 043-X.

Floss, M., Abelsohn, A., Kirk, A., Khoo, S. M., Saldiva, P. H. N., Umpierre, R. N., McGushin, A., & Yoon, S. (2023). An international planetary health for primary care massive open online course. The Lancet. Planetary Health, 7(2), e172–e178. https://doi.org/10.1016/S2542-5196(22)00 307-2.

Floss, M., Ilgenfritz, C. A. V., Rodrigues, Y. E., Dilda, A. C., Corrêa, A. P. B., Melo, D. A. C. de, Barros, E. F., Guzmán, C. A. F., Devlin, E., Saldiva, P. H. N., Khoo, S. M., Gonçalves, M. R., & Planetary Health MOOC Group (2021). Development and Assessment of a Brazilian Pilot Massive Open Online Course in Planetary Health Education: An Innovative Model for Primary Care Professionals and Community Training. Frontiers In Public Health, 9, 663783. https://doi.org/10.3389/ fpubh.2021.663783.

Harris, B., Dragiewicz, M., & Woodlock, D. (2021). Technology, domestic violence advocacy and the sustainable development goals. In J. Blaustein, K. Fitz-Gibbon, N. W. Pino, & R. White (Eds.), The Emerald Handbook of Crime, Justice and Sustainable Development (1st ed., pp. 295-313). Emerald Group Publishing Limited. https://doi.org/10.1108/ 978-1-78769-355-520201017.

Harzheim, E., Pinto, L. F., D'Avila, O. P., & Hauser, L. (2019). Following the legacy of professors Barbara Starfield and Leiyu Shi in Brazil as health policy: the National Health Survey (PNS), led by the Brazilian National Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the Primary Care Assessment Tool (PCAT). International Journal for Equity In Health, 18(1), 176. https://doi.org/10.1186/s12939-019-1083-2.

Hewitt, T. (2021). Imagining the future of knowledge mobilization: Perspectives from UNESCO chairs. Canadian Commission for UNESCO. https://hdl.handle.net/10464/15039.

Ismail, N. (2020). Rolling back the prison estate: the pervasive impact of macroeconomic austerity on prisoner health in England. Journal of public health (Oxford, England), 42(3), 625–632. https://doi.org/10.1093/pubmed/fdz058.

Ismail, N., Lazaris, A., O'Moore, É., Plugge, E., & Stürup-Toft, S. (2021). Leaving no one behind in prison: improving the health of people in prison as a key contributor to meeting the Sustainable Development Goals 2030. BMJ global health, 6(3), e004252. https://doi.org/10.1136/bmjgh-2020-004252.

Job Neto, F., Miranda, R. B., Coelho, R. A., Gonçalves, C. P., Zandonade, E., & Miranda, A. E. (2019). Health morbidity in Brazilian prisons: a time trends study from national databases. BMJ open, 9(5), e026853. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2018-026 853.

Keene, D., Smoyer, A., & Blankenship, K. (2018). Stigma, housing and identity after prison. The Sociological Review, 66, 799-815. https://www.doi.org/10.1177/0038026118777447.

Kruk, M. E., Gage, A. D., Arsenault, C., Jordan, K., Leslie, H. H., Roder-DeWan, S., Adeyi, O., Barker, P., Daelmans, B., Doubova, S. V., English, M., García-Elorrio, E., Guanais, F., Gureje, O., Hirschhorn, L. R., Jiang, L., Kelley, E., Lemango, E. T., Liljestrand, J., Malata, A., … Pate, M. (2018). High-quality health systems in the Sustainable Development Goals era: time for a revolution. The Lancet. Global health, 6(11), e1196–e1252.https://doi.org/10.1016/S2214-109X(18)30386-3.

Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. (1984, 13 de julho). Institui a Lei de Execução Penal. Presidente da república. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ l7210.htm#:~:text=L7210&text=LEI%20N%C2%BA%207.210%2C%20DE%2011%20DE%20JULHO%20DE%201984.&text=Institui%20a%20Lei%20de%20Execu%C3%A7%C3%A3o%20Penal.&text=Art.%201%C2%BA%20A%20execu%C3%A7%C3%A3o%20penal,do%20condenado%20e%20do%20internado.

Machado, M., & Ximenes Neto, F. (2018). Gestão da educação e do trabalho em saúde no sus: trinta anos de avanços e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, 23, 1971-1979. https://www.doi.org/10.1590/1413-812320 18236.06682018.

Massuda, A., Hone, T., Leles, F. A. G., de Castro, M. C., & Atun, R. (2018). The Brazilian health system at crossroads: progress, crisis and resilience. BMJ global health, 3(4), e000829. https://doi.org/10.1136/bmjgh-2018-000829.

Miranda, A. E., Rosadas, C., Assone, T., Pereira, G. F. M., Vallinoto, A. C. R., & Ishak, R. (2022). Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) Analysis of the Implementation of Public Health Policies on HTLV-1 in Brazil. Frontiers In Medicine, 9, 859115.https://doi.org/10.3389/fmed.2022. 859115.

Moazen, B., Mauti, J., Meireles, P., Černíková, T., Neuhann, F., Jahn, A., & Stöver, H. (2021). Principles of condom provision programs in prisons from the standpoint of european prison health experts: a qualitative study. Harm Reduction Journal, 18, 14. https://www.doi.org/10.1186/s12954-021-00462-y.

Monteiro, F., & Cardoso, G. (2013). The selectivity of Brazilian penitentiary system and the profile of the incarcerated population: an opportune debate. Civitas: journal of Social Sciences, 13(1), 93-117. https://www.doi.org /10.15448/1984-7289.2013.1.12592.

Monteiro, E. P., Gomide, H. P., & Remor, E. (2020). Massive open online course for Brazilian healthcare providers working with substance use disorders: curriculum design. BMC Medical Education, 20(1), 240. https://doi. org/10.1186/s12909-020-02162-w.

Nicoletto, S., Bueno, V., Nunes, E., Cordoni Júnior, L., González, A., Mendonça, F., Brevilheri, E., & Carvalho, G. (2013). Desafios na implantação, desenvolvimento e sustentabilidade da política de educação permanente em saúde no Paraná, Brasil. Saúde e Sociedade, 22(4), 1094.1105. https://www.doi.org/10.1590/S0104-1290 2013000400012.

Oliveira, M. T. D., Alvarenga, K. F., Costa, K. T. L. D., Regini, V. B. G., Balen, S. A., Jacob-Corteletti, L. C. B., & Araújo, E. S. (2023). Effectiveness of an online continuing education course in infant hearing health for primary care professionals. International Journal of Audiology, 62(5), 453-461. https://doi.org/10.1080/14992027.2022.2050821.

Paim, J., Travassos, C., Almeida, C., Bahia, L., & Macinko, J. (2011). The Brazilian health

Copyright © 2024 Video Journal of Social and Human Research 3(1), jan./jul. (2024). 12 of 13

system: history, advances, and challenges. Lancet (London, England), 377(9779), 1778-1797. https://doi.org/10.1016/S01406736 (11)60054-8.

Parulla, C. D., Galdino, D. M., Dal Pai, D., Azzolin, K. O., & Cogo, A. L. P. (2020). Nursing assessment: the elaboration and development of a massive open online course. Revista Gaucha De Enfermagem, 41, e20190199. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020. 20190199.

Pessoa, T., Gama, Z., Medeiros, P., & Freitas, M. (2021). Massive online open course as a strategy for teaching medication safety. Revista Brasileira de Educação Médica, 45, e047. https://www.doi.org/10.1590/1981527 1v45.1-20190302.

Pinto, R., Valentim, R. A., Silva, L., Lima, T., Kumar, V., Oliveira, C. A., Gusmão, C., Paiva, J. C., & Andrade, I. (2021). Analyzing the reach of public health campaigns based on multidimensional aspects: the case of the syphilis epidemic in Brazil. BMC Public Health, 21(1), 1632. https://doi.org/10.1186/ s12889-021-11588-w.

Puga, M., Bandeira, L., Pompilio, M., Rezende, G., Soares, L., de Castro, V., Tanaka, T., Cesar, G., Oliveira, S., Teles, S., Yassuda, R., Weis-Torres, S., Basílio, S. Croda, J., & Motta-Castro, A. (2019). Screening for HBV, HCV, HIV and syphilis infections among bacteriologically confirmed tuberculosis prisoners: An urgent action required. PLOS ONE, 14, 1-11. https://www.doi.org/10.13 71/journal.pone.0221265.

Rocha, M., Morais, P., Barros, D., Santos, J., Dias-Trindade, S., & Valentim, R. (2022). A text as unique as a fingerprint: Text analysis and authorship recognition in a virtual learning environment of the unified health system in Brazil. Expert Systems with Applications, 203, 117280. https://doi.org/10.1016/j.eswa. 2022.117280.

Santos, R. S., Vaz, T. A., Santos, R. P., & Oliveira, J. M. P. de (2016). Big Data Analytics in a Public General Hospital. In: Pardalos, P., Conca, P., Giuffrida, G., & Nicosia, G. (eds). Machine Learning, Optimization, and Big Data. MOD 2016. Lecture Notes in Computer Science (pp. 433-441). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319514 69-7_38

Stürup-Toft, S., O’Moore, E., & Plugge, E. (2018). Looking behind the bars: emerging health issues for people in prison. British Medical Bulletin, 125(1), 15-23. https://www.doi.org/ 10.1093/bmb/ldx052.

Thiollent, M. (2022). Metodologia da pesquisa-ação. Cortez Editora.

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3), 443-466.https://nicic.gov/world-prison-population-listeleventh-edition.

United Nations. (2015a). Transforming our world: The 2030 agenda for sustainable development. New York, NY, USA. https://sdgs.un.org/2030agenda.

United Nations (2015b). Take action for the sustainable development goals. New York, NY, USA. https://www.un.org/sustainable development/sustainable-development-goals/.

UNESCO (2021). Education in prison: a literature review. UNESCO Institute for Lifelong Learning (UIL). https://unesdoc.unesco.org/ ark:/48223/pf0000378059.

UNESCO (2006). Educando para a liberdade: trajetória, debates e proposições de um projeto para a educação nas prisões brasileiras. Brasília: UNESCO, Governo japonês, Ministério da Educação, Ministério da Justiça. https://www.educadores.diaadia. pr.gov.br/arquivos/File/eja_prisao/educando_liberdade_unesco.pdf.

Valentim, J. (2023). Um olhar além do concreto: formação humana mediada por tecnologia para a saúde no sistema prisional [Tese de Doutoramento em Estudos Contemporâneos, Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra]. Universidade de Coimbra.

Valentim, J., Dias-Trindade, S., Oliveira, E., Moreira, J.A., Fernandes, F., Romão, M., Morais P., Caitano, A., Dias, A., Oliveira, C., Coutinho, K., Ceccim, R., & Valentim, R. (2022). The relevancy of massive health education in the Brazilian prison system: The course “health care for people deprived of freedom” and its impacts. Frontiers in Public Health, 10, 935389. https://www.doi.org/ 10.3389/fpubh.2022.935389.

Valentim, J., Oliveira E., Valentim, R., Dias-Trindade, S., Dias, A., Cunha-Oliveira, A., Barbalho, I., Fernandes, F., Silva, R., Romão, M., Teixeira, C., & Henriques, J. (2021). Data report: “health care of persons deprived of liberty” course from Brazil’s unified health system virtual learning environment. Frontiers in Medicine, 8, 742071. https://www.doi.org/10.3389/fmed.2021.742071.

Valentim, R. A. M., de Oliveira, C. A. P., Oliveira, E. S. G., Ribeiro, E. L., da Costa, S. M., Morais, I. R. D., Fernandes, F. R. D. S., Caitano, A. R., Gusmão, C. M. G., Cunha-Oliveira, A., Rêgo, M. C. F. D., Coutinho, K. D., Barros, D. M. S., & Ceccim, R. B. (2022). Virtual Learning Environment of the Brazilian Health System (AVASUS): Efficiency of Results, Impacts, and Contributions. Frontiers In Medicine, 9, 896208. https://doi.org/10.3389/fmed.2022. 896208.

Valentim, R. A. M., Lima, T. S., Cortez, L. R., Barros, D. M. D. S., Silva, R. D. D., Paiva, J. C., Coutinho, K. D., Morais, P. S. G., Lacerda, J. S., & André, F. R. (2021). The relevance a technology ecosystem in the Brazilian National Health Service's Covid-19 response: the case of Rio Grande do Norte, Brazil. A relevância de um ecossistema tecnológico no enfrentamento à Covid-19 no Sistema Único de Saúde: o caso do Rio Grande do Norte, Brasil. Ciencia & Saude Coletiva, 26(6), 2035–2052. https://doi.org/ 10.1590/1413-81232021266.44122020.

Van Hout, M., & Mhlanga-Gunda, R. (2019). Prison health situation and health rights of young people incarcerated in sub-Saharan African prisons and detention centres: a scoping review of extant literature. BMC International Health and Human Rights, 19(17). https://www.doi.org/10.1186/s12914 -019-0200-z.

Walmsley, R. (2015). World prison population list - eleventh edition. Institute for Criminal Policy Research.

Watson, R., Stimpson, A., & Hostick, T. (2004) Prison health care: a review of the literature. International Journal of Nursing Studies, 41(2), 119-128. https://doi.org/10.1016/S002 0-7489(03)00128-7.

Downloads

Publicado

30-07-2024

Como Citar

L. R. S. Valentim, J., & Dias-Trindade, S. (2024). EDUCAÇÃO MASSIVA NA SAÚDE PRISIONAL DO BRASIL:: um olhar além dos muros. Video Journal of Social and Human Research, 3(1), 9–21. https://doi.org/10.18817/vjshr.v3i1.52