EDUCAÇÃO OnLIFE

reflexões sobre a formação docente para a educação contemporânea

Autores

  • Premma Hary Soares Mendes Silva Universidade Estadual do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-7913-7840
  • Doracy Gomes Pinto Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Elinaldo Coutinho Morais Universidade Estadual do Maranhão
  • Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v4i1.64

Palavras-chave:

educação digital, formação cidadã, formação de professores

Resumo

Este artigo contempla uma revisão narrativa de literatura sobre a temática Educação OnLIFE, demostrando a sua importância na formação de professores enquanto sujeitos em formação e formadores de sujeitos. O objetivo deste estudo consiste em identificar as contribuições da Educação OnLIFE, destacando seus elementos e pressupostos, a fim de fomentar práticas docentes pautadas na perspectiva da educação contemporânea. Para esta pesquisa, foram adotadas estratégias metodológicas da pesquisa bibliográfica. Destacamos importantes reflexões acerca da formação cidadã a partir da Educação Digital ao pensar o desenvolvimento da educação contemporânea a partir de elementos que fortaleçam a compreensão de que a sociedade atual precisa formar cidadãos em todos os espaços físicos ou virtuais para atuarem em uma sociedade hiperconectada. As reflexões aqui apresentadas dão ênfase a um tipo de educação que proporcione uma formação cidadã, capaz de formar alunos éticos e responsáveis para uma sociedade hiperconectada, por meio de uma Educação Digital, que é Híbrida, a Distância e OnLIFE, ou seja, que acontece em todo tempo e em todo lugar, pois a sociedade é uma rede de conexões, onde os sujeitos estão em constante relações, mesmo estando em espaços de naturezas diversas, como o  geográfico e o digital, fazendo uso de tecnologias analógicas e digitais.

Referências

Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular – BNCC. MEC. http://basenacionalcomum.mec.gov.br.

Darros, L. M., Rosa, C. T. W. da, & Santos, S. C. M. dos. (2023). Educação digital OnLIFE: uma revisão nos periódicos da área. Revista Cocar, 18(36), 1–16.

Ferrari, A. (2012). Digital competence in practice: An analysis of frameworks. JRCIPTS.

Floridi, L. (2015). The Onlife manifesto: Being human in a hyperconnected era. Editora 34.

Freire, P. (2004). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.

Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa (6a ed.). Atlas.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2017). Fundamentos de metodologia científica. Atlas.

Moreira, J. A., & Schlemmer, E. (2020). Por um novo conceito e paradigma de educação digital onLIFE. Revista UFG, 20(26). https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO (2013). Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. UNESCO.

Santos, K. E. dos, Kowalski, R. P. G., & Trindade, S. P. (2020). Formação docente para a produção de material para a educação digital. Revista Teias, 21(60), 48–60. https://doi.org/

12957/teias.2020.48625.

Schlemmer, E. (2023). Inventividade e inovação curricular e metodológica na formação de professores no ensino superior para a docência onLIFE. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, 18(48), 10–35. https://revistas.utp.br/index.php/a.

Schlemmer, E., & Moreira, J. A. (2020). Ampliando conceitos para o paradigma de Educação Digital OnLIFE. Revista Interações, (55), 103–122. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21039.

Schlemmer, E., Di Felice, M., & Serra, I. M. R. de S. (2020). Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, 36. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.76120.

Sousa, A. S. de, Oliveira, G. S. de, & Alves, L. H. (2021). A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, 20(43), 64–83. https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336.

União Europeia (2020). Comissão Europeia. Plano de Ação para a Educação Digital 2021–2027: resetting education and training for the digital age. Comissão Europeia.

Downloads

Publicado

22-12-2025

Como Citar

Soares Mendes Silva, P. H., Gomes Pinto Lima, D., Coutinho Morais, E., & Ribeiro de Souza Serra, I. M. (2025). EDUCAÇÃO OnLIFE: reflexões sobre a formação docente para a educação contemporânea. Video Journal of Social and Human Research, 4(1). https://doi.org/10.18817/vjshr.v4i1.64

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)