O USO DA NUVEM DE PALAVRAS COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Lílian de Sousa Sena Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Andréa Pestana Pinheiro Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Aline de Sousa Instituto Federal do Piauí - IFPI
  • Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.27

Palavras-chave:

Experiências educacionais, Tecnologias digitais, Educação inclusiva, Inclusão de surdos

Resumo

Analisar o contexto educacional, na perspectiva inclusiva, requer uma reflexão acerca das tecnologias digitais como potencializadoras da aprendizagem e da inclusão social, digital e educacional. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, é um estudo de caso (Yin, 2001) que traz um recorte de três experiências educacionais com o uso da ferramenta Nuvem de Palavras, em três escolas situadas em duas cidades maranhenses, Timon e a capital São Luís, com estudantes surdos e ouvintes, matriculados no ensino médio, visando compreender as contribuições deste recurso para a aprendizagem e inclusão educacional. Os instrumentos utilizados foram a análise bibliográfica e as entrevistas com os colaboradores. A partir das análises do material empírico, ancorada nos autores que referenciam o estudo, depreende-se que a apropriação de tecnologias e o desenvolvimento de competências digitais ainda é um processo lento nas instituições públicas de ensino, porém observa-se, também, que a dedicação docente minimiza a lacuna deixada pela ausência de recursos materiais. Como resultados, observa-se que a infraestrutura tecnológica, a formação continuada de professores e as condições socioeconômicas da comunidade escolar interferem no desempenho estudantil, face às possibilidades de diálogos e aprendizagens com as tecnologias digitais.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

de Sousa Sena , L., Pestana Pinheiro , A., de Sousa, A., & Ribeiro de Souza Serra , I. M. (2022). O USO DA NUVEM DE PALAVRAS COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Video Journal of Social and Human Research, 1(2), 70–84. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.27