O USO DA NUVEM DE PALAVRAS COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.27Palavras-chave:
Experiências educacionais, Tecnologias digitais, Educação inclusiva, Inclusão de surdosResumo
Analisar o contexto educacional, na perspectiva inclusiva, requer uma reflexão acerca das tecnologias digitais como potencializadoras da aprendizagem e da inclusão social, digital e educacional. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, é um estudo de caso (Yin, 2001) que traz um recorte de três experiências educacionais com o uso da ferramenta Nuvem de Palavras, em três escolas situadas em duas cidades maranhenses, Timon e a capital São Luís, com estudantes surdos e ouvintes, matriculados no ensino médio, visando compreender as contribuições deste recurso para a aprendizagem e inclusão educacional. Os instrumentos utilizados foram a análise bibliográfica e as entrevistas com os colaboradores. A partir das análises do material empírico, ancorada nos autores que referenciam o estudo, depreende-se que a apropriação de tecnologias e o desenvolvimento de competências digitais ainda é um processo lento nas instituições públicas de ensino, porém observa-se, também, que a dedicação docente minimiza a lacuna deixada pela ausência de recursos materiais. Como resultados, observa-se que a infraestrutura tecnológica, a formação continuada de professores e as condições socioeconômicas da comunidade escolar interferem no desempenho estudantil, face às possibilidades de diálogos e aprendizagens com as tecnologias digitais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.