NOVOS LETRAMENTOS E INCLUSÃO EDUCACIONAL DO SURDO

uma análise da biblioteca virtual bilingue bibliolibras

Autores

  • Fatima Leticia da Silva Gomes Universidade Federal do Piauí
  • Lílian de Sousa Sena Universidade Federal do Piauí
  • Juscelino Francisco do Nascimento Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18817/vjshr.v4i1.66

Palavras-chave:

novos letramentos, inclusão educacional, surdez

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a biblioteca virtual Bibliolibras, à luz do novo ethos e refletir sobre como essa plataforma pode contribuir para o desenvolvimento dos novos letramentos da pessoa surda. O estudo insere-se no campo da Linguística Aplicada, com enfoque qualitativo e descritivo, buscando interpretar os fenômenos e atribuir significados sem recorrer a métodos estatísticos. A análise fundamenta-se em autores que discutem os novos letramentos, como Lankshear e Knobel (2007, 2011), Buzato (2014), Santaella (2004) e Lévy (2010). Os resultados apontam que a plataforma amplia as possibilidades de inclusão educacional da pessoa surda. No entanto, apesar da presença de uma linguagem híbrida e do potencial distribuição de conteúdo, observa-se a ausência de posturas colaborativas e participativas por parte dos produtores — elementos centrais do novo ethos.

Biografia do Autor

Fatima Leticia da Silva Gomes, Universidade Federal do Piauí

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí UFPI, Especialista em Educação Especial pela ( UFC) e em Libras pela UESPI , graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2019). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal do Piauí (IFPI) . Coordena projetos de Extensão e de Iniciação Científica nas áreas de Educação Especial e Inclusiva no IFPI, e membro do Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Específicas do IFPI e do Núcleo Estudos Sociedadee culturada UFPI. Atua como professora formadora da UAB na UFPI. Atua como consultora na área de educação especial.

Lílian de Sousa Sena, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/ Linha de Pesquisa: Variação/Diversidade Linguística, Oralidade e Letramentos; Mestra em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA / Linha de Pesquisa: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva ; Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí; Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME; Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Santo Agostinho - FSA. Professora efetiva - Secretaria Estadual de Educação do Maranhão. Tem concentrado pesquisas em Educação Inclusiva e Tecnologias Digitais na Educação, Multiletramentos e Gêneros Hipermidiádicos. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Juscelino Francisco do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado e Mestre em Letras - Área de Concentração em Linguística - pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente, é Professor Adjunto III da UFPI, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, onde é Diretor. Atua na graduação e na pós-graduação. Na UFPI, pesquisa e orienta trabalhos na área, majoritariamente, de Sociolinguística; na Paraíba, na área de Libras.

Referências

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Publicado

22-12-2025

Como Citar

Leticia da Silva Gomes, F., de Sousa Sena, L., & Francisco do Nascimento, J. (2025). NOVOS LETRAMENTOS E INCLUSÃO EDUCACIONAL DO SURDO: uma análise da biblioteca virtual bilingue bibliolibras. Video Journal of Social and Human Research, 4(1). https://doi.org/10.18817/vjshr.v4i1.66

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