NOVOS LETRAMENTOS E INCLUSÃO EDUCACIONAL DO SURDO
uma análise da biblioteca virtual bilingue bibliolibras
DOI:
https://doi.org/10.18817/vjshr.v4i1.66Palavras-chave:
novos letramentos, inclusão educacional, surdezResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a biblioteca virtual Bibliolibras, à luz do novo ethos e refletir sobre como essa plataforma pode contribuir para o desenvolvimento dos novos letramentos da pessoa surda. O estudo insere-se no campo da Linguística Aplicada, com enfoque qualitativo e descritivo, buscando interpretar os fenômenos e atribuir significados sem recorrer a métodos estatísticos. A análise fundamenta-se em autores que discutem os novos letramentos, como Lankshear e Knobel (2007, 2011), Buzato (2014), Santaella (2004) e Lévy (2010). Os resultados apontam que a plataforma amplia as possibilidades de inclusão educacional da pessoa surda. No entanto, apesar da presença de uma linguagem híbrida e do potencial distribuição de conteúdo, observa-se a ausência de posturas colaborativas e participativas por parte dos produtores — elementos centrais do novo ethos.
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